O Velho Testamento era colher de chá, o Novo Testamento é mais rigoroso!

Tenho no decorrer dos anos estudado a Bíblia Sagrada, e não procuro apenas guardar o Novo  Testamento, mas tento guardar todas as mensagens contidas na Bíblia lendo e aprendendo com os seus 66 livros, e há quem diga que o Velho Testamento foi e é muito rigoroso, porém discordo desse pensamento que o velho testamento foi mais rigoroso que o Novo Testamento.

Digo eu em meus pensamentos e pelas referências lida por mim, falo e declaro que o Novo Testamento é mais rigoroso que o Velho Testamento. Mas como é de costume para virar doutrina e comprovar tem que ter no minimo 3 referências bíblicas, então vamos as provas, e para provar iremos interrogar e responder ao mesmo tempo.

Deus matou alguém no Velho Testamento por mentir?

Claro que não, e vimos homens que mentiram, Abraão e Sara ,Isaque, Jacó mentiram e não foram fulminados. Mas no Novo Testamento em Atos 5.1-3 encontramos um casal que foram mortos por mentir.
MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Deus chamou alguém no Velho Testamento de adultero só porque olhou para uma mulher e desejou?

Claro que não, sempre foi ordem de Deus não desejar a mulher do próximo, mas adultério no velho testamento era quando havia relação sexual fora do casamento, traindo o seu cônjuge. Mas adultério no Novo Testamento em Mateus 5.28, apenas olhar e cobiçar, e quem fizer isso já cometeu adultério.
"Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."

No velho Testamento o homem podia ter mais de uma mulher?

Claro que sim,  temos Abraão e Jacó que tiveram varias esposas, só Isaque que por ter amado apenas uma mulher "Rebeca" sua esposa, mas foi uma escolha de Isaque ele preferiu dar todo amor apenas a uma mulher. Mas no Novo Testamento em Tito 1 : 6 diz que tem que ser marido de uma mulher.
"Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes." 

O Velho Testamento era colher de chá, o Novo Testamento é mais rigoroso!

Tenório Cavalcanti

Comentários