FALANDO EM LÍNGUAS ESTRANHAS SEGUNDO A BIBLIA


As língua estranhas (ou desconhecida) se projeta no consciente, não vem logo na língua, mas afirmo vem na mente primeiro, simplesmente porque todo processo de santificação de Deus em nossas vidas tem que ser no interior, pois falar em línguas estranhas é edificar a si mesmo.

Em Atos 2.3,4 Acontece duas evidencias do falar em línguas!

1º - Evidencia Foram vistas uma língua que não era humana, no qual ninguém podia reconhecer e viram como repartida em fogo. Atos 2. 3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

2º - Evidencia - Deus fez com que aqueles homens e humildes pescadores falarem em outros idiomas para alcançar as outras nações. 

Atos 2.6 á 10 - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo. 

I Coríntios 14 : 4 (parte “a”), pois essa edificação tira de nós as impurezas que estão dentro de cada ser humano, quando o Espírito Santo nos concede que falemos, esse processo ELE já tem feito a limpeza em nosso intimo primeiro, e ao produzir o som que sai dos nossos lábios é um sinal que está acontecendo em nossas vidas uma EDIFICAÇÃO SANTIFICADORA DA GRAÇA DE DEUS. 

Por isso o Apostolo São Paulo não descartou a línguas estranhas, ele falou eu quero irmãos que todos falem em línguas.  E eu quero que todos vós faleis em línguas I Coríntios 14. 5 (parte “a”)

Essas línguas que edifica são faladas individualmente por pessoas “Batizadas pelo o Espírito Santo”. I Coríntios 14.27,28 - E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

Mas quando o individuo vai falar coletivamente aos seus ouvinte o Apostolo Paulo dar mais um conselho,que não se deve pregar em línguas estranhas como diz em I Coríntios 14.5 (parte“B”), mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 

Paulo falou que existem os que profetizam e os que falam em línguas, sendo que o papel dos que profetizam é importante para que o povo entenda logo ele está dizendo que os que falam em língua falem individualmente, agora na hora que a tal pessoa for falar coletivamente para os ouvintes falem nos seus idiomas para que entendam como ele falou em:

I Coríntios 14.6 - E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

O Apostolo falou que existe muitas espécie de vozes no mundo. 

I Coríntios 14.13 - Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.

Mas Ele falou que não pode ignorar os sentidos das vozes. 

I Coríntios 14.11 - Mas, se eu ignorar o sentido da voz, será bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.

Quem fala língua é Batizado com o Espírito Santo e não batizado com os anjos, pois é errado falar que falam as línguas dos anjos, se falassem as línguas dos anjos, satanás por ser um anjo caído ele entenderia, e as línguas estranhas é segredo do Espírito Santo com a pessoa individualmente.

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios."  (I Coríntios 14 : 2).

Quando Paulo falou em 1 Corintios 13.1. AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Que ainda que falasse a língua dos homens e dos anjos, ele estava se referindo as línguas dos anjos mesmo, e os anjos por serem soldados do reino de Deus eles conhecem todos os idiomas e dialetos humanos, e nesse texto ele não se refere às línguas, ele fala do amor.

Então quando o individuo fala em línguas fala a Deus, mas isso também não quer dizer que quando se fala em línguas esquece-se de tudo, como se tivesse perdido a memória, o nosso culto á Deus deve ser Racional.

ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1.

O que está falando em línguas individual talvez não tenha de imediato a interpretação da mesma, mas está ciente de tudo o que está ao seu redor, se Deus quisessem um culto irracional ficaria com o antigo costume de aceitar os sacrifícios dos animais pois este são irracionais, mas ELE quer um Sacrifício Vivo Santo Agradável e Racional.

Se o individuo fala em língua e esquece-se de tudo, procure saber se é de Deus ou do maligno essas línguas, pois o império das trevas é responsável por querer tirar o homem do seu domínio racional, pois o imperadores das trevas procuram sempre transformar o ser que é RACIONAL em irracional.

Encerrando este assunto ainda deixo dois versículos do Apostolo Paulo aos Coríntios.

I CORINTIOS 14.22 - De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

I CORINTIOS 14.22 - Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.


Tenório Cavalcanti

Comentários