ESTUDOS BIBLICOS


LAODICÉIA Á IGREJA RICA POBRE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGZcJ_qCTm7bVuKWCJEBJX80cIIJpRo2bmgGF6udOojAFImsCLJu3GGEe0DZqt_hIuN7t7jxOyjyNDxLGA90a89YQMHwyKKvagnu9fzN6BDHHsmfaFbUiy1Kq7Oq1MhyphenhyphenLhcwneD3sT8tgW/s1600/
Laodicéia era uma cidade rica da Ásia menor (atual Turquia), fundada por Antioco II em aproximadamente 250 a.C., era situada ao lado sul de uma das grandes estradas comerciais
da Ásia menor, localizava se nela o encontro de três grandes estradas comerciais, por isto tinha sua prosperidade garantida. Era também um importante centro bancário, foi ali que Cícero viajando para assumir o governo da província da Cicília em 51 a. C., sacou suas ordens de pagamento, tais bancos financiaram a reconstrução da cidade depois de um terremoto que a destruiu em 60 d. C.; nesta época, Laodicéia de tão rica que era recusou por orgulho uma verba especial votada e liberada pelo senado romano para sua reconstrução, não precisada realmente de coisa alguma. Muitas atividades e produtos faziam Laodicéia famosa, dentre elas se destacam, a lã negra e lustrosa produzida no vale do Lico da qual eram
produzidos finas capas e tapetes, ela tinha também uma ótima escola de medicina, uma industria de colírios, famosas águas mornas carregadas de sódio que vinham da vizinha
Hierápolis eram impossíveis de beber sem causar vomito, e outras. Sob o imperador Diocleciano foi elevada a situação de capital da província da Frigia.

Interpretação:
14  - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, atestemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

FIEL - Nesta carta Jesus se autodenomina deste modo, isto serve para contrastar com a infidelidade desta igreja. Apesar daquela comunidade não ser fiel, Deus estava dizendo que
Ele era.

15 Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar te ei da minha
boca.

MORNA - Morna é a condição da igreja que vive em harmonia com o mundo, assemelhasse em comportamento com as pessoas ímpias ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na verdade é miserável na fé. Assim como suas águas eméticas eram recusadas como nojo até por viajantes sedentos, o Senhor recusava Laodicéia com o mesmo nojo, e usava a imagem destas águas para que pudessem entender.

17 - Como dizes: Rico eu sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que tu és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

GANANCIOSA E ORGULHOSA – No comentário sobre a cidade, já lemos sobre seu contexto econômico e cultural. Laodicéia era uma cidade mergulhada na ganância e na comodidade, imaginava que possuía riquezas espirituais e virtudes cristãs, e isto a cegava para o entendimento da doutrina cristã que é simples. Mas como poderiam ser pobres se eram ricos, cegos se tinham o melhor colírio e nus se produziam tecidos finíssimos? 
Todo cristão que diz: eu não preciso de coisa alguma, engana se gravemente, pois todos somos miseráveis sem Jesus na retaguarda, precisamos Dele em todos os sentidos. Deus é nossa fonte de fé, de graça, de sabedoria, de amor, precisamos do Seu amor, da Sua proteção, do Seu espírito, da comunhão com os irmãos, etc. Este mesmo sentimento de auto suficiência foi o principio da queda de satanás, e busca la foi o principio da queda do homem. 

Tinham tudo e não tinham nada eram miseráveis, pobres, cegos e nus.

18 - Eu te aconselho que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e para ungires os teus olhos com colírio, para que vejas.

Laodicéia tinha em abundancia cada produto citado aqui: ouro, finos tecidos e colírio, mas o que o Senhor quis dizer com “de mim compres” é que não se tratava dos produtos da cidade,pois estes eles já tinham, mas de ouro, roupas e colírio do Senhor. No versículo anterior o Senhor os chamava de pobres cegos e nus, e para estes Ele diziam eu tenho ouro para vossa pobreza, colírio para vossa cegueira, e roupas para sua nudez. Estes produtos que o Senhor oferece é de graça, são comprados com a prática da fé. Os produtos de Laodicéia não traziam a verdadeira riqueza.

19  - Eu repreendo e castigo a todos quantos eu amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Misericordioso que é o Senhor repreende seus filhos para que não os perca, e este pedido de arrependimento vem após o conselho sobre como proceder corretamente. Ele diz vou
castiga los, para que se voltem a mim, arrependam-se. Isto também denota que Deus castiga o homem com pesar. Todavia notese que a repreensão vem antes do castigo, se não há uma resposta do homem à repreensão divina, certamente virá o castigo.

20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Esta frase para mim é triste, Cristo é mal quisto, mas, Ele esta sempre pronto a ser aceito novamente, o pecador que se arrepende tem livre acesso à Cristo que sempre rejeitou. 
O povo da rica cidade de Laodicéia sentindo-se bem materialmente e farto, não sente necessidade de Jesus e trocou-o por conforto ecomodidade. 

Mas o Senhor esta dizendo “estou aqui a vossa disposição, se me procurarem terei prazer em vocês novamente, cearei
convosco”, talvez até esta ceia refira-se à ceia das bodas do cordeiro.

21 - Ao que vencer eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Para cada igreja há uma promessa distinta; esta promessa de certo vem ao encontro do interesse deste povo, para Laodicéia o senhor promete que o vencedor (aquele que guardar seus preceitos) sentar-se-á num trono. 

Pensando na população rica de uma cidade, isto poderia vir ao encontro de cada um, mas este trono não era nos padrões humanos, e sim nos celestiais; o que esta sentado nele é um soberano rico mas humilde, poderoso mas amoroso, reto e justo.

Conferencista Tenório Cavalcanti
____________________X_____________________
Marcos 15.21 - E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.

Introdução:


Todo garoto na época do Velho testamento estudavam o TORAH, e quando chegava na maioridade era chamado pelo sacerdote para recitar o torah e se menino não errasse o sacerdote colocava a mão no ombro direito do menino e dava a benção e nisso era escolhido para servir no templo a Deus, mas quando o menino ao recitar o torah errava uma letra o sacerdote nem deixava continuar colocava a mão no ombro e esquerdo e dizia você vai constituir familia e vai trabalhar no campo e isso era uma vergonha para o menino, mas para aliviar a dor da vergonha o menino confeccionava uma roupa branca e ia uma vez no ano pra Jerusalem para que na hora do sacrificio o sacerdote ao respigingar o sangue uma gota do sanguem nas suas vestes, pois a gota do sangue na veste era simbolo do consolo e da benção de Deus!


1 - O CIRINEU E O TORAH:


Por este versiculo o cirineu nao conseguiu citar o torah e não recebeu a benção do sacerdote, perdendo o privilegio de trabalhar na casa de Deus, sendo assim o Simão Cirineu foi constituir familia e foi trabalhar no campo para sustentar a familia.


2- O CIRINEU E A GOTA DO SANGUE:

Então o Cirineu todo ano para buscar a benção para ele e sua familia ia para para Jerusalem com uma veste branca que ele fazia, para que na hora que o sacerdote estivesse oferencendo o sacrificio uma gota de sangue pingasse em sua veste e ele saia dali abençoado e satisfeito pois a sua familia seria também abençoado.


3 - O CIRINEU E SUA TRAJETÓRIA A JERUSALEM:


E o cirineu ao dobrar a esquina ele se depara com uma cena que ele jamais pensou em ver um homem todo sangrado e sem força e levando uma cruz, e um grito ele escuta ecoar, "Ei" "você aí ajuda ele levar a cruz"


4- O CIRINEU E JESUS:

Logo o cirineu apoia-se no lado esquerdo de Jesus, mas teve um momento que Jesus tombou e cai de Joelhos e quando Jesus tomba o cirineu também foi obrigado pelo pelo pesos cair de joelhos também.


5- O CIRINEU E O OMBRO DIREITO:

Quando ambos estão caidos de joelhos, Jesus com seu rosto e mãos sangrando, com seu olhar sereno e meigo olha para o cirineu coloca a mão no ombro direito dele, como tivesse falando vamos se levantar para prosseguir.

6- O CIRINEU CHEGA NA CASA DELE SEM ENTEDER NADA:

Sem entender nada o cirineu volta para sua casa, detalhes ele só queria uma gota de sanguem e nessa história ele ta com a roupa toda ensanguentada, e sua mente está cheia de indagações,Deus tem certos caminhos que para nós não vamos chegar em lugar nenhum, mas é ledo engano nosso tudo está no controle DELE. Aleluiaaa!

7- O CIRINEU E SEUS FILHOS:


ALEXANDRE:


Ele tem dois filhos um se chama Alexandre e o outro se chama Rufo, Alexandre era incredulo e dava muito trabalho, esse alexandre morreu e não aceitou Jesus:


"E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote." (Atos 4 : 6)


"Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo." (Atos 19 : 33)


"E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." (I Timóteo 1 : 20)


"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras." (II Timóteo 4 : 14)


RUFO:
"Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha." (Romanos 16 : 13)

8- O CIRINEU E SEU FILHO RUFO

O cirineu sem querer falar do que aconteceu na viagem a Jerusalém, seu filho Rufo o eleito o escolhido do Senhor e tbm um exemplo de Cristão, ensisti em perguntar ao pai o que aconteceu, logo i cirineu começa a contar o ocorrido daquela viagem que até agora nao estava entendendo, ele conta a RUFO que ajudou um Nazareno levar a cruz e conta que o nazareno tombou e caiu de joelhos e ele tambem foi forçado a cair por causa do peso , mas quando cai filho O NAZARENO, olhou para mim colocou a mão no meu ombro direito e disse vamos Prosseguir.


9 - A EXPLICAÇÃO DE RUFO:

Rufo pergunta ao pai cader a sua veste branca, e quando ele pega a veste logo ver que tem a MARCA DA MÃO ENSAGUENTADA DO NAZERENO NO OMBRO DIREITO, Rufo explica pai não precisa mais de gota de Sanguem pois o senhor encontrou com o Supremo Sacerdote que lhe deu um banho de sanguem e lhe deixou a marca da sua mão ensanguentada no ombro direito, isso pai é a reconciliação do seu ministério...PAI VOCÊ TEM A MARCA DA PROMESSA!


10- O CIRINEU E NÓS!

NÃO IMPORTA QUEM VOCÊ É, OU QUE VOCÊ FEZ, E QUEM TI REJEITOU, ASSIM COMO O CIRINEU VOCÊ TEM A MARCA DA PROMESSA, O NAZERENO TRAÇA CAMINHO SÓ PRA DEIXAR A SUA MARCA EM VOCÊ!

____________________X__________________


Salmos 73 Salmo de Asafe

INTRODUÇÃO
A Bíblia não esconde a história de muitos homens de Deus que, em um momento de fraqueza, deixaram-se levar pelos impulsos carnais. No salmo 73, o salmista Asafe ficou desgostoso ao observar a prosperidade do ímpio. Tudo o que aconteceu com ele serve de lição para o crente, que jamais deve deixar a inveja entrar em seu coração.

LIÇÃO É:
Aquilo que é aprendido ou assimilado pelo aluno. Ensinamento, conselho ou exemplo que serve de orientação à conduta, ao procedimento.
Ao verificar a prosperidade dos ímpios, o salmista sentiu inveja.

I. SENTIMENTOS CAUSADOS PELA INVEJA:
1.1 — Coração amargurado
A amargura faz com que a pessoa se torne introspectiva, ou ranzinza, evitando os relacionamentos. Para ela, nada está bom (Salmo 73.2).
1.2 — Doenças emocionais
Está comprovado pelas ciências humanas que as dores no estômago, nos rins e no coração, as gastrites, as úlceras e tantas outras doenças são produzidas pelo estado emocional (Salmo 73.21b).
1.3 - Estado de ignorância
A pessoa invejosa se torna ignorante e irracional (Salmo 73.22).
1.4 — Entra em declínio espiritual
O coração invejoso pode levar a pessoa à derrota espiritual, afastando-a de Deus (Salmos 73.2,3).

II. COMO VENCER OS SENTIMENTOS DE INVEJA:
2. 1 — Controlar os impulsos
Esta foi a primeira atitude do salmista na luta contra o sentimento de inveja (Salmo 73.15).
2.2 — Tentar entender a situação
O salmista tentou entender por que estava passando por aquela situação (Salmo 73.16).
2.3 — Buscar a Deus
Em primeiro lugar, o salmista se controla, depois analisa a situação à luz da razão, e agora busca em Deus a resposta (Salmo 73.17).
2.4 — Reconhecer a bondade de Deus
Em meio a um mundo tão violento e cheio de adversidades, o crente deve reconhecer a bondade do Senhor em sua vida (Salmo 73.1;136.1-9,26).
                                __________x__________

Há um Mistério No meio!
IICronicas 20.14
Introdução

1-      Os  Filhos de Amon e os Filhos  de Moabe se Levantaram contra Josafá, e esses eram filhos da maldição os quais nasceram das filhas de Ló quando elas embriagaram Ló e teve relação com o próprio pai e desta relação vieram os filhos Amon e os filhos de Moabe.
2-       No velho testamento Deus costumava usar  quatro tipo de pessoas:
*Profeta  *Sacerdote  *Reis   *Juizes
       3-  Derrepente Deus usa uma Coisa nova “Ele usa um Jovem no meio da Congregação”
I.              Há um Mistério no Meio

1-      Deus está NO MEIO DELA NÃO SERÁ ABALADA. Salmos 46.5
2-      Aviva ó Senhor  a tua Obra NO MEIO DOS ANOS. Habacuque 3.2
 No começo tudo é fácil ,mas parece que no Meio a vida Espiritual começa passa numa fase difícil! Sansão começou bem mas quando Chegou No Meio contou o segredo ao Adversário.

3-      João viu NO MEIO DOS 7 CASTIÇAIS DE OURO, um semelhante  ao filho do homem. Apocalipse 1.13

4-       O Senhor Teu Deus ANDA NO MEIO DO TEU ARRAIAL, para  te LIVRAR. Deuteronômio. 23.14

5-      Santificai-vos  por que o Senhor amanhã fará MARAVILHA  NO MEIO DE VÓS. Josué  3.5

6-      Sansão derrotados, já nas ultimas, os Filisteus mandaram trazer Sansão para brincar diante deles,mas, Sansão Pediu ao moço que colocasse NAS COLUNAS DO MEIO.  Juizes 16.26,29.

7-       O barco dos Discipulos NO MEIO DO MAR.  Mateus 14.24
8-      Deus abriu o mar vermelho NO MEIO PARA O SEU POVO  passar. Exôdo 15.22,23
9-       Jesus aos 12 anos ensinava NO MEIO DOS DOUTORES. Lucas 12.46

10-  M as  NO MEIO da Festa. João 7.14

11-  Aonde estiver dois ou três reunidos no meu nome ai estou Eu NO MEIO deles.
12-  E falando eles estas coisas, o mesmo Jesus se apresentou NO MEIO deles e disse-lhe Paz seja convosco. Lucas 24.36
_______________x_________________

Mas por amor de Davi o SENHOR seu Deus lhe deu uma lâmpada em Jerusalém. I REIS 15.4
Introdução
Para falarmos da Lâmpada em Jerusalém vamos analisar um pouco sobre o Rei  Davi o qual Deus o escolheu sendo ele pastor de ovelhas, e o menor e o mais desprezado da sua família, um homem segundo o coração de Deus, como todo homem cometeu uma falha que refletiu por toda a sua vida atingindo a sua familiar, por isso antes de cometer algum deslize Espiritual, lembre-se que você não vai só ao abismo, mas pode atingir a sua família, Davi  homem segundo o coração de Deus “Ama mas guerreia, é poeta  mas é também é guerreiro, tem a espada na mão,mas tem os salmos nos lábios. E ele conquistou o coração de Deus por que mesmo ele sendo rei de uma nação e conquistado o reinado não se rebelou contra o seu Deus,mas com um espírito quebrantado implorou a Deus que não retirasse dele o Espirito, e que tornasse dar a ele a alegria da salvação, enquanto a Saul e outros temiam perder o reinado, mas Davi não se preocupou com o império,mas o ponto principal de Davi, foi não perder o Espirito de Deus em sua vida e não perder a sua salvação, “E Deus que tudo vê e esquadrinha os pensamentos, viu que Davi teve medo de Perder a comunhão com Aquele que o escolheu por detrás das ovelhas. Compreendo que o amor de Davi por Deus era maior do que o reinado que ele havia conquistado. E Deus o amava também profundamente e lhe Fez uma Promessa que em JERUSALÉM SEMPRE HAVERIA UMA LÂMPADA ACESA .

I.            JOSIAS TAMBÉM UMA LÂMPADA EM JERUSALÉM
Mas por amor de Davi o SENHOR seu Deus lhe deu uma lâmpada em Jerusalém. I REIS 15.4
O Avô de Josias Manassés reinou 55 anos,ele fez tudo que desagradou a Deus mas
no fim daz vida se arrependeu, e Amon seu filho reinou e reinou 2 anos e os oficias se revoltaram contra ele e o matou e o povo de Judá mataram os oficiais que se revoltaram contra Amon e colocaram Josias filho dele em seu lugar como Rei.
Reinou com 8 anos,sendo que sua mãe assinava pelo poder administrativo do filho que sendo de menor não podia assinar.Pela ótica humana Josias teria uma conduta ruim,péssima,por causa do mal exemplo de seu Pai Amon e seu Avô Manasses,os piores feiticeiros de Israel, que blasfemaram de Deus e do Templo, colocando os deuses com seus cultos de libertinagem sexual,sacrifícios de crianças aos deuses.


II Reis 21 : 16
"Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do SENHOR." 

2 cronicas 33:
21  Tinha Amom vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e dois anos reinou em Jerusalém.
22  E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como havia feito Manassés, seu pai; porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai tinha feito, e as serviu.

No oitavo ano do Seu Reinado 8+8= 16, Mas aos 16 anos Josias busca ao Senhor idade boa para quem quer ter uma experiência profunda com Deus. Tendo ao seu lado um jovem que também se dedicou ao Senhor “Jeremias o profeta” foi contemporâneo de Josias’. 2 cronicas 34.3

Quando ele atinge a maior idade de 20 anos ele toma a primeira atitude de um Rei temente a Deus começa a purificar o templo e a Jerusalém, e na presença do idolatras ele mesmo quebrou as imagens e os altares da deusa aserá e todas imagens 2 cronicas 34.4.

Josias tinha um profundo amor por Deus e digo que ele teve mais atitude e vida de uma conduta muito mais do que teve o Rei Davia, Josias estava tão apaixonado por Deus que quebrou os altares e os sepulcros dos falsos profetas e dos falsos sacerdote. 2 Reis 23.16-18

E quando ele ia derrubando um dos Altares ele perguntou que monumento é este? E alguém o aconselhou dizendo este monumento ou este sepulcro é de Um profeta que profetizou sobre ti á 300 anos atrás.

"E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti."  (I Reis 13 : 2)

Conclusão
Amado irmão em Cristo, antes que você nascesse Ele já havia traçado uma história que te faria um campeão, até antes de seus pais nascerem e seus avôs nascerem Deus já estava sabendo que dessa geração Nasceria uma Lâmpada que toda geração seria alumiada por sua vida e testemunho.

                                         _______________x_________________

O MISTÉRIO DA ÁGUA

Gênesis 1: 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
I. Havia trevas sobre a face do Abismo!

1º- Porque havia trevas sobre a face do Abismo? Porque a terça parte do anjos que desobedeceram com Luz Bel (Luciffer) caiu sobre a face do abismo e por isto havia trevas!

Gênesis 1: 2 (B) - e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
II. O Espírito de Deus se Movia sobre a face das águas!

2º- Porque o Espírito de Deus se movia sobre a Face das águas?
Porque O Espírito de Deus estava guardando os espíritos que haviam desobedecidos e caíram sobre a face do abismo, para que esse espíritos não saíssem até que Deus arrumassem um lugar pra eles pois Deus não deixaria de maneira nenhuma esse espíritos soltos(Porque o inferno até aquele momento ainda não Existia).

So que Deus criou o Inferno pra o diabo e seus anjos, e Deus cortou tanto a água física como a Espiritual,pois eles antes de cairem saciava a sua sede na água que há no céu pois no céu tem Agua. Ap 22.1, Salmos 46.4

Mas os demônios ainda sente uma eterna necessidades dessa água mas estar determinado nunca mas eles podem beber nem da água física nem da Espiritual.
Você se lembra do Rico e do pobre Lazaro?:
O Rico no inferno olha para cima e ver Lazaro sendo consolado, e o rico no inferno grita Pai Abraão manda que Lazaro molhe a ponta do seu dedo para que refresque a minha Língua.
"E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama." (Lucas 16 : 24)
Lembra quando os demônios entram nos Porcos e onde eles morreram?
"E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago(água), e afogou-se." (Lucas 8 : 33)
Onde encontraram a Padroeira do Brasil? R: Na água

Onde Oferecem oferenda a Yemanjar? R: Na água

Ai eu tiro duas Conclusões

1º Beber Água Deus deu esse privilégios á Nós seres humanos e aos Anjos que Estao ao lado do Deus Todo poderoso. Veja o que Jesus Disse:
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7 : 38)

2º Quando for expulsar um Demonio não va ungir a água e dar água ao endemoniado que só vai atrair mais demonios é que eles mas necessitam, se Expulsa demonios COM O NOME DE JESUS,

“ÁGUA É PRA NÓS É UMA DADIVA DE DEUS DADA AOS HOMENS, POR ISSO TERMINO DIZENDO QUE SATANAS SENTE INVEJA DE NÓS ATE QUANDO BEBEMOS ÁGUA


                                    _______________x_________________




Comentários